quinta-feira, 28 de julho de 2011

DNA

Fiquei velho. É um facto, e isso aconteceu de um dia para o outro e ninguém me avisou. Não que me sinta velho, nem que tenha muita idade, mas sinto que os mais novos me acham mais velho.
Enquanto em uma conversa com alguém, digamos, com metade da minha idade, eu me sinto completamente integrado, e imagino que afinal o meu interlocutor nem deve imaginar que tenho quase o dobro da idade dele, não tarda aparece a meio da conversa um: "senhor", ou "na sua idade", ou "no seu tempo", como se vivessemos em tempos diferentes...
Certa vez uma paciente com seus bem vividos 80 anos, disse-me que só se sentia velha quando se olhava no espelho! A partir desse dia me dei conta que havia uma certa injustiça na natureza. Existem, via de regra, 2 curvas de envelhecimento, a do corpo e a da mente.
A do corpo é mais pronunciada e vai acusando o envelhecimento nas dores disso e daquilo, na tensão arterial, no estomago que já não suporta aquelas avarias de "outros" tempos, e o figado nem se fala.
A curva da mente, essa de certa forma vai melhorando, ficamos mais sábios, mais pacientes, mais ponderados, tipo vinho do porto mesmo e aí é que está a injustiça, enquanto a mente imagina o corpo declina.
Mas com o passar do tempo as linhas se encontram e tudo definha.
Por isso, vamos começar a tomar algumas atitudes para tentar minimizar os estragos.
  1. Partir os espelhos todos...
  2. Só conversar com mais velhos, com um pouquinho de sorte ainda nos chamam de garotos...
  3. Muita atividade fisica, na medida do possível, mas nem pensar em ginásios e academias, pois e lá que residem os fortinhos e novinhos...
  4. Discoteca, não! Outro dia minhas filhas estavam reclamando que no Kaxaça, só ia velho. Atento, com certo receio da pergunta e sem chamar muito a atenção, perguntei: Como assim velho?, que idade? e a resposta foi um uníssono 30 e muitos anos... Realmente, afinal trinta e muito já é praticamente 40!
  5. Barriga, pneu, esse é um problema, mais do que a careca, pois no quesito capilar não tivemos culpa, mas, ao contrário, quanto a barriga, essa é toda de nossa responsabilidade. Se não der para perder a barriga ou diminuir, pelo menos vamos encolher, com cinto apertado, prendendo a respiração, enfim, da forma que der, principalmente enquanto estivermos a ser vigiados...
  6. Por último, e essa sim é verdadeira, vamos fazer tudo, não deixar para amanhã, pois voce vai ficar ainda mais velho e não pode se arrepender de não ter feito.
P.S. Caso alguém ainda não saiba, DNA significa: Data de Nascimento Antiga




Sem comentários:

Enviar um comentário